Pastoral

O Bom Soldado de Jesus Cristo

Texto: II Timóteo 2:1-4

Enquanto consideramos este pensamento de ser um bom soldado de Jesus Cristo, eu vejo aqui três coisas simples, baseadas nos versículos 3 e 4. Como bons soldados de Jesus Cristo e da cruz, nós batalhamos pela fé (Judas vs. 2).

Primeiro, um bom soldado de Jesus Cristo é um soldado salvo(vs. 3). Encontramos isto nas palavras “de Jesus Cristo.” Para ser um soldado de Jesus Cristo, deve pertencer a Ele, ou seja para pertencer ao exército do Senhor, deve nascer de novo. Um dos primeiros passos para se tornar num soldado no exército geral é inscrever-se. A inscrição ou alistamento no exército do Senhor é a salvação. “Não te maravilhes de ter dito: Necessário vos é nascer de novo” (João 3:7). A verdade é que ninguém pode ser um soldado para o Senhor até que entre primeiramente no exército. Isto só será realizado através da recepção de Jesus como Salvador, João 3:3Efésios 2:8-9Actos 16:31. Você está inscrito no exército do Senhor? Se não, aceite-O como o seu Salvador pessoal hoje.

Próximo, um bom soldado de Jesus Cristo é um soldado sofrido(vs. 3). Versículo 3 começa por dizer, “Sofre, pois, comigo, as aflições.”Um bom soldado de Jesus Cristo vai sofrer as aflições. A palavra “sofrer”neste versículo tem a ideia de aguentar; suportar; tolerar. O facto é que o soldado de Jesus Cristo não resiste. Aflição significa dificuldade; sofrimento ou tribulação. O bom soldado reconhece que haverá algumas dificuldades ou tribulações ao longo do caminho mas não será desviado por elas. Compreende que a dor é frequentemente parte da experiência cristã (João 16:33; Actos 14:22). O cristão ou soldado de Jesus Cristo não está isento das aflições mas enquanto passa por elas, ele aguenta e não resiste. Isto é possível enquanto ele está fortalecido pela graça de Deus (vs. 1).

Em último lugar, um bom soldado de Jesus Cristo é um soldado separado (vs. 4). O bom soldado não se embaraça com os negócios desta vida, “Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida.”O soldado está livre de qualquer coisa que o impeça de ser um soldado fiel e consagrado ao seu serviço ao Senhor. Infelizmente, muitos cristãos envolvem-se nas coisas do mundo ou desta vida que os fazem virar os olhos do seu dever como um soldado de Jesus Cristo. O nosso inimigo, que é Satanás, vai fazer todo o possível para nos impedir de ser um bom soldado. Batalhas ficam perdidas quando o soldado se preocupa com as coisas do mundo em vez de ser leal à sua chamada como um soldado.

Em conclusão, o nosso desejo ou propósito completo de ser um bom soldado é o fim de agradar àquele que nos alistou para a guerra (vs. 4). O bom soldado sabe que qualquer coisa que interfere com a sua representação militar deve ser feito afastado. O alvo principal de cada cristão ou soldado deve ser agradar Jesus, o seu capitão (I Cor. 10:31). Não deixamos de ser bons soldados de Jesus Cristo com o fim de agradá-Lo.

Leave a Reply